Publicado a 2 de Junho de 2015, em Cuidados de Saúde

Muitas das pessoas que vão à internet saber como podem lavar os dentes do seu cão, deveriam antes procurar ‘Como lavar bem os meus dentes’, pode ler-se no site Dental Health. Uma ironia com um fundo de verdade. Apesar de esta ser uma rotina diária para a grande maioria dos humanos, a má notícia é que, ainda assim, muitos não o fazem corretamente, segundo os especialistas. Uma boa higiene oral pode prevenir não só a formação de placa e as cáries mas também doenças das gengivas (sobretudo doença periodontal), descoloração dos dentes e halitose (mau hálito), problemas que não se fazem acompanhar de dor ou outros sintomas antes de estarem numa fase já avançada.

Como lavar corretamente:

  • A British Dental Health Foundation aconselha que a lavagem dos dentes deve ser feita duas vezes ao dia (sobretudo à noite) e pelo menos durante dois minutos.
  • Use uma escova de cerdas suaves; as cerdas duras magoam as gengivas e fazem-nas sangrar.
  • Só necessita de uma quantidade de dentífrico equivalente a uma ervilha. Molhe a escova antes.
  • Comece pela face externa dos dentes no maxilar superior, usando a escova num ângulo de 45º em relação às gengivas. Depois passe à superfície de mastigação e por último à face interna. Repita o processo no maxilar inferior.
  • Escove com movimentos curtos, para trás e para a frente, sem exercer muita pressão. Dê especial atenção à parte dos dentes mais próxima da gengiva, escovando suavemente em círculos para remover os resíduos de comida, que tem tendência a acumular-se mais ali. Esses depósitos é que formam a placa e infeções que resultam em doenças das gengivas.
  • No final, escove a língua também, para eliminar mais bactérias e combater o mau hálito.
  • Use fio dental pelo menos uma vez por dia. Escovar apenas trata 60% da superfície dos dentes. Uma das principais causas da doença periodontal, que pode levar à perda dos tecidos que suportam os dentes, é não usar fio dental. Use-o especialmente quando comer alimentos que facilmente podem deixar resíduos entre os dentes, como carne ou doces.
  • Finalize bochechando com um bom elixir oral, por cerca de 30 segundos. Para além de refrescar o hálito, desinfeta os locais onde a escova não chega na totalidade.

Fonte: http://activa.sapo.pt/arquivo/2014-03-22-Esta-a-tratar-bem-dos-seus-dentes-